Jesus entra em Jerusalém para salvar o mundo.
Mateus 21:1Ao se aproximarem de Jerusalém e chegarem a Betfagé no Monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, 2 dizendo-lhes:“ Vá para a aldeia à sua frente e imediatamente encontrará um jumento amarrado ali, com seu potro. por ela. Desamarre-os e traga-os para mim. 3 Se alguém lhe disser alguma coisa, diga que o Senhor precisa deles, e ele os enviará imediatamente. 4 Isso aconteceu para cumprir o que foi falado por meio do profeta: 5 “Diga à filha Sião: 'Veja, seu rei vem até você, gentil e montado em um burro, e em um potro, o potro de um burro'.” 6 Os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia instruído. 7 Eles trouxeram o jumento e o potro e colocaram suas capas sobre eles para Jesus se sentar. 8 Uma multidão muito grande estende seus mantos pela estrada, enquanto outros cortam galhos das árvores e os espalham pela estrada. 9 A multidão que o seguia e os que seguiam gritavam: "Hosana ao filho de Davi!" “Bem-aventurado aquele que vem em nome do Senhor!” [C]. “Hosana [d] no céu mais alto!” 10 Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntou: "Quem é este?" 11 As multidões responderam: “Este é Jesus, o profeta de Nazaré na Galiléia. Também em Mk. 11: 1-11; Lk. 19: 29-44; JN. 12: 12-19.
O cenário deste episódio ocorre no domingo, pouco antes da crucificação no final da semana (cf. Jo 12: 1,12), quando o Senhor e seus discípulos se dirigiam a Jerusalém. Esse dia é comumente chamado de "Domingo de Ramos", sendo a denominação retirada dos eventos que ocorreram posteriormente nessa ocasião notável.
As multidões adoradoras
Enquanto o Salvador descia a estrada em direção à capital, duas multidões de pessoas convergiram para ele - uma multidão enorme
Profecia Cumprida
Tanto Mateus como João sustentam que esse incidente foi o cumprimento da profecia do Antigo Testamento. O primeiro cita Zacarias 9: 9 especificamente; o último faz alusão a ele de maneira mais geral. “Alegra-te grandemente, ó filha de Sião; grita, ó filha de Jerusalém; eis que teu rei vem a ti; ele é justo e tem salvação; humilde e cavalgando sobre um jumento, mesmo sobre um potro, o potro de um jumento ”(Zacarias 9: 9).
(1) Zacarias declara que o "rei" de Israel está "chegando".
(2) O profeta do AT descreveu o Messias como "justo". Ele deveria ser justo na vida e justamente no trato com o homem (cf. Jer. 23: 5).
Assim, a “Entrada Triunfal” do Salvador na cidade de Jerusalém, uma semana antes do “Domingo da Ressurreição”, sinalizou libertação e destruição. O primeiro obteria para aqueles que reconheceram Jesus como o Messias e se renderam à sua vontade; o último prevaleceria para quem o rejeitasse. O mesmo (em princípio) e em um sentido final, último, se aplica hoje também.
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