Pages

Saturday, May 16, 2020

Aliança no meu sangue!

 Pastor Eduardo pregou hoje: Aliança no meu sangue!



A morte de Cristo sem dúvidas é aquilo que nos dar firmeza e certeza de salvação, pois somos todos pecadores e não temos esperança nenhuma de nos salvar através das nossas boas obras. Deus em sua infinita sabedoria enviou Jesus para morrer pelos pecados do seu povo, e agora somos salvos através da fé em Jesus. Todo aquele que olhar para Cristo, todo aquele que tiver fé em Jesus será salvo.

Mas será que essa fé é produzida por nós mesmos ? No evangelho de Lucas, o Senhor Jesus estava prestes a ser crucificado e morto pelos pecados do seu povo. Então ele reúne os seus discípulos para ceiar, e naquele momento Jesus pega o pão e faz uma afirmação:

Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.
Lucas 22:19 Jesus afirma que o seu corpo seria dado em favor do seu povo. E logo em seguida Jesus faz outra afirmação: Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.
Lucas 22:20

Não somente o seu corpo seria dado em favor do seu povo, mas o seu sangue também. Jesus aqui faz uma afirmação muito importante ele diz que aquele cálice representava a nova aliança, e que essa nova aliança é no seu sangue. Ou seja, essa nova aliança é por meio do seu sangue.

Mas o que é a nova aliança ? A nova aliança é prometida diversas vezes no antigo testamento através dos profetas, e nós vemos que essa promessa se cumpre através de Jesus. Essa nova aliança promete que:

Jeremias 31-34  “Estão chegando os dias”, declara o Senhor, “quando farei uma nova aliança com o povo de Israel e com a comunidade de Judá”. “Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles”, diz o Senhor. “Esta é a aliança que farei com a povo de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados. ”

Farei com eles uma aliança permanente: Na nova aliança o Senhor promete que o seu povo não se desviará dele. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis. Ezequiel 36:26-27

Todos esses textos falam sobre a nova aliança, e fazem um contraste entre a nova e a antiga aliança. Jesus comprou essa nova aliança:
Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês. Lucas 22:20.

No comments:

Post a Comment