Pages

Saturday, March 28, 2020

Em tempos de crise, Deus está falando.



Em tempos de crise, Deus está falando. 

Se ainda não o fez, ou se você não está no meio de um agora, sua hora chegará. "O Deus que me responda no dia da minha angústia" (Gênesis 35: 3).

Por milhares de anos, o povo de Deus conheceu "tempos de angústia" e "dias de angústia", às vezes muito bem. E o mesmo continua hoje. Nosso Pai nunca prometeu que sermos dele significaria que não teríamos o nosso.
Uma e outra vez, as Escrituras descrevem os fiéis não como aqueles que nunca viram problemas, mas como aqueles que clamaram a Deus em suas crises. Os homens e mulheres que lembramos como modelos enfrentaram os maiores momentos de angústia e dias de angústia. E Deus ouviu seus pedidos de ajuda. Ele não era surdo na época - nem é hoje - às vozes de seu povo, por maiores que fossem ou humildes, especialmente em crise.

Em apuros e angústia
Nosso Deus não é apenas o Deus que fala - por mais notável que seja -, mas também, maravilhado com admiração, o Deus que ouve. Quando James nos chama para sermos “rápidos em ouvir” (Tiago 1:19), ele nos chama para sermos como nosso Pai celestial. Temos um Pai "que ouve a oração" (Salmo 65: 2), que atende à voz de nossos pedidos (Salmo 66:19). Nosso Deus não apenas vê todas as pessoas, mas vê as suas de uma maneira especial, como aquelas por quem se comprometeu em amor. Ele ouve seu povo com os ouvidos de um marido e um pai. Ele não se incomoda nem se incomoda com nossas petições - especialmente sem problemas e angústias.

Os Salmos, em particular, celebram a ânsia de Deus em ouvir e ajudar seu povo em seus "dias de angústia" e "tempo de angústia". Davi testemunhou que Deus havia sido para ele “uma fortaleza e um refúgio no dia da minha angústia” (Salmo 59:16, também 9: 9; 37:39; 41: 1). Ele sabia para onde se virar quando a crise chegasse: “No dia da minha angústia clamo por você, pois você me responde” (Salmo 86: 7). "Ele me esconderá em seu abrigo no dia da angústia" (Salmo 27: 5). E Davi sabia para onde apontar os outros: “Que o Senhor te responda no dia da angústia!” (Salmo 20: 1). "O Senhor é uma fortaleza para os oprimidos, uma fortaleza em tempos de angústia" (Salmo 9: 9).

E não apenas Davi, mas também o salmista Asafe: "No dia da minha angústia, busco o Senhor" (Salmo 77: 2). O próprio Deus diz: “Invoque-me no dia da angústia; Eu te livrarei, e você me glorificará ”(Salmo 50:15). Longe de ser incomodado por nossos pedidos de ajuda, Deus é honrado quando nos voltamos para ele com nossos fardos. Talvez o mais impressionante de tudo seja o refrão do Salmo 107 (quatro vezes): “Então clamaram ao Senhor na sua tribulação, e ele os livrou da sua angústia” (versículos 6, 13, 19, 28). Esta não é apenas a história de Israel repetidas vezes, mas a nossa também.

Nesta época do assustador coronavírus, nosso Deus é a nossa melhor ajuda em tempos de crise.


No comments:

Post a Comment